Por Fernanda Caso
A Eletrobrás iniciou, na última quinta-feira), o rebaixamento controlado do nível do reservatório da Usina Hidrelétrica Colíder, no rio Teles Pires. A ação provocou reflexos no volume de água e impactou na morte de peixes, além de incorrer em transtornos para os pescadores da região, com barcos e embarcações encalhados. De acordo com informações da ELETROBRÁS, a medida de rebaixamento controlado do nível da água foi adotada depois que cinco drenos do sistema da barragem se romperam. Ao todo, são 70.
A empresa ainda explicou que em ordem crescente de criticidade, os quatro níveis possíveis de segurança são classificados como normal, de atenção, de alerta e emergência. A decisão de alterar a classificação ocorreu porque, a partir dos danos nos drenos, um painel de especialistas externos recomendou a redução do nível do reservatório, com o objetivo de realizar uma avaliação mais detalhada do cenário e de definir um plano de ação que possa garantir o retorno da usina para o nível normal o mais rapidamente possível.
De acordo com o Plano de Ação Emergencial, os órgãos e entidades competentes, públicos e privados, bem como as comunidades afetadas, passam a receber as informações contínuas sobre a usina, com transparência e de acordo com a prioridade da empresa em garantir a segurança das pessoas, do meio ambiente e dos seus ativos.
No dia seguinte ao último dano registrado, ou seja, no dia 13 de agosto, a empresa respondeu às orientações do painel de especialistas e orientou a Copel a adotar as providências necessárias à redução no nível do reservatório. O processo foi iniciado e prosseguirá pelos próximos dias. A Usina Hidrelétrica Colíder continua operando dentro de todos os padrões de segurança.
O vice-prefeito por Sinop, Paulinho Abreu, manifestou, em sua rede social, que tal situação exige atenção e responsabilidade, pois impacta diretamente na economia e no turismo da região. Disse ainda, que estarão cobrando providências e compensações.
Já o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio 11ª Procuradoria de Justiça e das Promotorias de Justiça Cível de Colíder, Nova Canaã do Norte, Itaúba e Claudia, afirmou que está acompanhando de forma contínua e diligente o processo de rebaixamento controlado do nível do reservatório da Usina Hidrelétrica Colíder (UHE Colíder), localizada no rio Teles Pires.