Aconteceu na tarde desta segunda-feira (11/08), no auditório do Ministério Público de Sinop, a formatura da segunda turma do Curso de Especialista em identificação Veicular. O objetivo principal é a capacitação de policiais e agentes de trânsito para atuação no combate a fraudes veiculares, sendo esta, uma prática muito comum por criminosos, no intuito de camuflar veículos provenientes de roubos, furtos e até mesmo, receptação. Com as técnicas adequadas, as forças de segurança conseguem identificar adulterações em veículos, punir criminosos e devolver o bem à vítima.
De acordo com o Comandante do Batalhão de Trânsito da PMMT, Tenente-Coronel Fábio Ricas, dentre as práticas mais utilizadas por criminosos está a adulteração de placa e chassi. Alguns destes veículos, inclusive, são comercializados e o terceiro de boa-fé que compra estes veículos (chamados popularmente de ´finan´) por valores muito abaixo do mercado, pode responder pelo crime de receptação.
O curso teve a duração de 6 dias, com um cronograma dividido em aulas teóricas e práticas. Na aula prática, realizada em um pátio conveniado da Prefeitura Municipal de Sinop, os alunos identificaram 23 veículos (entre carros e motos) com sinais de fraude.
Aproximadamente 27 policiais militares de Sinop e região, além de agentes da Guarda Civil Municipal, participaram do treinamento, que integra o programa Tolerância Zero, proposto pelo Governo de Mato Grosso, com ações voltadas para o combate à criminalidade.